quinta-feira, 21 de maio de 2009

Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?


O computador pode ser um instrumento poderoso e versátil na área da educação. Se usado com inteligência e competência,
pode-se tornar um excelente recurso pedagógico à disposição do professor em sala de aula.
Sou extremamente suspeita para fala de tal assunto, pois sou amante dessa ferramenta de ensino.
O computador contribui como um meio auxiliar alternativo de ensino, um recurso a mais para a diminuição das carências, em especial no 1º grau, notadamente quanto à evasão e alterando a motivação das aulas.
O processo de informatização da sociedade que já atinge o Brasil caminha com espantosa rapidez e parece ser irreversível. Temos a responsabilidade de nos preocupar em oferecer a melhor preparação possível para que os nossos alunos, possam viver e atuar numa sociedade informatizada.
Além de discutir, em princípio, as vantagens e os benefícios da introdução de microcomputadores na educação, é necessário indicar algumas das maneiras em que o microcomputador pode auxiliar o processo pedagógico:
A - Instrução Programada;
B - Simulações e Jogos;
C - Aprendizagem por Descoberta;
D - Pacotes Aplicativos.
Através do LIE o microcomputador é realmente colocado na posição de quem ensina ao aluno. Quando bem concebido e trabalhado, esse tipo ferramenta pedagógica pode ser de grande utilidade, pois o componente "computador" acrescenta uma dimensão motivacional adicional ao processo ensino-aprendizagem, e tarefas que poderiam ser vistas como incrivelmente maçantes pelos alunos, como aprender tabuadas, ou plurais irregulares, ou fatos históricos importantes, passam a ser desenvolvidas com relativo grau de interesse e mesmo de prazer, melhorando muito o processo de ensino-aprendizagem e facilitando a assimilação dos conteúdos propostos além é claro de introduzir essa tecnologia à alunos com uma possibilidade pequena de contato com o microcomputador e outras dessa terceira revolução industrial a qual acredito que estamos vivendo.
Essa é minha opnião ! Um beijão procês inté

Nenhum comentário:

Postar um comentário